Imagem capa - A maquiagem perfeita! por Rogério Santos Fotógrafo
Não é só sobre fotografia!

A maquiagem perfeita!

Muitas mulheres não vivem sem maquiagem, pois ela consegue valorizar os traços femininos e ainda esconder imperfeições. No entanto, para obter um bom resultado é preciso saber escolher e como usar os produtos da forma correta para conseguir esconder manchas, olheiras, espinhas, além de destacar os olhos e os lábios.

Para saber um pouco mais desse universo feminino fui conversar com a minha amiga, e maquiadora, Jéssica Dummer. Segundo ela, certos serviços devem ser fechados com base na qualidade e não no preço. Esse é o tal do custo benefício. É bom buscar indicações, analisar a formação do profissional e as marcas de maquiagem usada. Mas principalmente acompanhar os trabalhos que ele já realizou porque cada maquiador tem suas características. Sem contar que muitas clientes ainda gostam de fazer teste antes pra ter certeza que é o resultado que elas querem.

Uma dúvida que eu sempre tinha e acredito que muitas pessoas devem ter é se existe diferença entre maquiagem para o dia e para a noite. Descobri com a Jéssica que maquiagem para o dia deve ser mais leve com cores e traços leves, a pele deve ser o mais natural possível, com tons neutros e pastéis. Já brilho, glitter e sombras cintilantes são  uma aposta para à noite. A pele também pode ter uma iluminação diferente, é possível brincar com cores mais ousadas e com traços mais marcantes. Sempre respeitando cada tipo de rosto.

Falamos também um pouco sobre roupas e a maquiagem não precisa combinar com a roupa, disse a Jéssica que hoje em dia nada precisa combinar muito na verdade! Vai mais da personalidade e bom senso de cada pessoa. Obviamente se você usar um vestido azul você tem a opção de usar cores que são chamadas "coringas" que cabem a vários tons de roupas, mas pode sim fazer uso de tons da mesma cor do vestido, sempre tomando cuidado para que não fique algo muito caricato ou que pareça sem criatividade.

Puxei o assunto para minha área e falamos sobre ensaio fotográfico. Concordo com ela quando diz que a maquiagem deve trabalhar a favor da pessoa e que existem sim alguns truques na maquiagem para ensaio fotográfico como deixar de lado alguns produtos cintilantes e com muito brilho. Afinal, quando bate o sol ou a luz de um flash a gente sabe bem o que pode acontecer e isso não é nada bom. O ideal é esconder pequenas imperfeições, melhorando a textura da pele, tomando cuidado com a iluminação da mesma e enfatizando que há de mais bonito na pessoa. Mas nada muito carregado, até porque ninguém vai querer ver as fotos depois e não se reconhecer.

Normalmente recomendamos que a modelo realce ou o olho ou a boca. Na maioria das vezes é um olho marcante com um batom mais sutil, mas também vai de cada pessoa, se ela se sente segura o bastante e acha que faz parte do seu estilo nada impede de realçar olhos e boca. Mas o bom senso deve prevalecer!

Mas independente de qualquer artifício que possa ser usado, a maquiagem perfeita sempre vai ser aquela que a mulher se olha no espelho e se sente a mulher mais linda e segura do mundo. A maquiagem vem apenas pra ressaltar a beleza de cada uma e cabe a nós, fotógrafos, reconhecermos essa beleza e registrá-la!

Espero que tenham gostado e até a próxima!