Imagem capa - Esta foto feita há 20 anos ainda nos emociona. Você precisa conhecer a história dela! por Rogério Santos Fotógrafo
Não é só sobre fotografia!

Esta foto feita há 20 anos ainda nos emociona. Você precisa conhecer a história dela!

Essa foto eu fiz há quase 20 anos, eu era ainda praticamente um iniciante na fotografia. Na época estava fazendo um projeto autoral de fotografia documental, onde eu fotografei todos os trabalhadores de um antigo curtume em que eu havia trabalhado quando mais jovem. Este projeto virou um livro, que eu posso mostrar pra vocês depois.

A inspiração vinha de fotógrafos que eu admirava, como Sebastião Salgado. Na época usei 6 rolos de filme preto e branco e, confesso, gosto até hoje do resultado deste trabalho. Eu andava com a minha Nikon N60 comigo e buscava, além dos trabalhadores do curtume, elementos que complementassem o projeto como pessoas que exerciam atividades manuais. Este da foto era um grande amigo meu. Uma pessoa extremamente generosa e de um coração enorme. Infelizmente, ele não está mais entre nós. uma pena!



Esta história por si só já seria linda, pois envolve um sentimento de gratidão e uma lembrança extremamente doce. Mas a vida às vezes nos prepara para algo maior.

O Ervaldo, este jovem senhor da foto acima, tinha uma outra família que na época eu não conheci.

Muitos anos depois, nos trabalhos que a minha profissão me leva, conheci muitos fotógrafos e um deles, Thales Tuchtenhagen, se tornaria importante nesta história. Conversávamos a respeito de fotógrafos que admirávamos e fotos que gostávamos e numa dessas conversas surgiu uma determinada foto.  Comentava ele que tinha uma foto que havia visto ainda muito jovem quando ainda não imaginava ser fotógrafo, em que um homem, muito dignamente, exercia sua nobre função de serralheiro. Profissão esta que seu pai exerce e havia aprendido com seu avô. A referida foto era de seu próprio avô! Ainda me emociono ao lembrar do nosso espanto quando concluímos que a foto era a mostrada acima. Eu havia feito esta foto, muitos anos atrás, que até hoje tem um significado muito grande na família e na vida deste fotógrafo. Nunca imaginei que a minha foto tivesse causado este impacto na vida dele, nem mesmo que viríamos a ser amigos e colegas de profissão.
Sem dúvida alguma o valor desta fotografia é inestimável!



Recentemente nos reunimos no meu estúdio, para conversar e fazermos seus retratos profissionais. De uma forma muito nostálgica e saudável revivemos histórias que envolviam nosso "amigo" em comum.

Essa história mostra muito o que eu sinto cada vez que eu faço um retrato. Penso que esta foto não nasce e morre ali, ela terá desdobramentos inimagináveis através dos tempos. Será um elo eterno entre o retratado e sua história!




Sendo assim eu quero te dar um presente, fazendo o teu retrato. Te darei UMA foto em estúdio. Não farei sorteio, darei este presente pra todos que se emocionaram com essa história e gostariam de ter um registro pra ser visto e lembrado lá na frente, juntamente com seus familiares.

Por isso que eu amo retratos e fotos em estúdio e se você quiser passar por essa experiência, clica no link abaixo e vamos agendar um horário.

Te espero!

SAIBA MAIS!







Ganhe UMA FOTO em estúdio

SAIBA MAIS!